quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Netsukes

    Um dia fui a um antiquário e vi uma linda coleção de netsukes, fiquei curiosa em conhecer a história destes pequenos objetos, esculpidos em marfim, atravessado por 2 orifícios aonde os japoneses os prendiam á faixas de quimono.




    Fazem parte da história milenar japonesa as miniaturas de esculturas usadas no século 17, assim os netsukes serviam de objeto para segurar uma bolsa presa ás faixas.




 
   Refletem a longa história do Japão, seu folclore, faz parte da sua vida e da sua cultura, são verdadeiras obras de arte.


       Muito populares no Período Edo, entre 1615 e 1868, o netsuke é uma arte encontrada hoje em antiquários e leilões de arte do mundo todo.




      Existem reproduções e cópias feitas em resina a baixos preços em lojas de souvenirs, com suas pequenas figuras que tem em média 3 cm de altura.



      Animais, insetos, figuras humanas, máscaras, pescadores, heróis, casais em poses eróticas, são muitos dos netsukes disponíveis no mercado de arte.




    São muito usados como objetos decorativos, em coleções, em jóias, pendurados em colares ou como fechos de bolsas.



     Fiquei tão encantada que comprei um colar de contas de marfim e coloquei um netsuke pendurado, agora tenho uma pedacinho da história japonesa comigo, ficou lindo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário